DESCOBRINDO A ITÁLIA – UM TERRITÓRIO CHAMADO CHIANTI

CHIANTI BADIOLO

A imagem de Chianti não está apenas ligada ao vinho com o mesmo nome, mas também às paisagens esplêndidas ali encontradas, mesmo que, na imaginação coletiva, seja o vinho que protagoniza quando esses lugares são lembrados. A região de Chianti, que se estende aproximadamente entre as duas principais províncias das cidades de Florença e Siena, é caracterizada por uma combinação de particularidades quase perfeitas do clima e do solo, produzindo uma sinergia natural que cria uvas capazes de dar vida. a um vinho precioso, considerado um dos melhores do mundo. A tradição do cultivo de videiras em Chianti remonta ao período etrusco. Os etruscos, de fato, habitavam a área antes mesmo do advento do Império Romano e eram muito hábeis no cultivo de videiras. Foi com os etruscos que foram vistos os primeiros enxertos, novos híbridos de videira e uma produção que na época era considerada de excelente qualidade. Hoje, Chianti é uma vasta área de produção dividida em diferentes subáreas. Tudo com características que marcam os vinhos produzidos.

CLASSIFICAÇÕES DO VINHO CHIANTI

Para dar uma ideia mais clara aos nossos leitores, relatamos abaixo as diferentes denominações italianas:

“Chianti Classico”: o mais famoso dos vinhos Chianti, porque é proveniente da área mais antiga e inclui a área entre Florença e Siena.

“Chianti Colli Aretini”: a área que abraça as colinas que cercam Arezzo

“Chianti Colli Fiorentini”: as colinas ao redor de Florença

“Chianti Colli Senesi”: com referência às colinas ao redor de Siena – A uva Sangiovese tem de compor, pelo menos, 75% do vinho

“Chianti Colline Pisane”: as colinas ao redor de Pisa

“Chianti Montalbano”: para a área de Montalbano

“Chianti Montespertoli”: pelas vinhas nas colinas de Montespertoli

“Chianti Rufina”: a área das colinas perto de Rufina, a leste de Florença

OBS: outras das uvas tintas e brancas são autorizadas para complemento, inclusive provenientes de outras localizações na Toscana. Uvas brancas não podem ter mais de 10%. Cabernets não podem somar mais de 10%.

TERRITÓRIO DO VINHO CHIANTI

O clima em Chianti é continental, com temperaturas no inverno entre 4-5 graus negativos e verões quentes. Graças a uma altitude entre 250 e 600 metros acima do nível do mar, a área possui boas faixas de temperatura. A composição do solo varia de acordo com a área. Encontramos solos com prevalência de “galestro”* na área de San Casciano Val di Pesa, argila e calcário no território de Greve in Chianti e em todas as áreas de menor altitude, rochas de arenito na cordilheira das montanhas de Chianti, solos com prevalência de ” alberese ”* na parte centro-sul do território, enquanto a presença de tufos caracteriza a maior parte do território de Castelnuovo Berardenga.

*galestro – xisto argiloso. Molhado com água, é despolpado e, como todas as rochas de argila, forma uma lama escorregadia que retoma sua dureza por secagem.

*alberese – pedras compactas de tamanho variável e muito resistentes a agentes atmosféricos.

A HARMONIZAÇÃO IDEAL PARA O VINHO CHIANTI

A paisagem na área de Chianti é fascinante e atrai entusiastas de todo o mundo que não conseguem resistir às famosas “colinas doces”, ao calor do vinho e à comida saborosa sem igual. O vinho Chianti coroa essas belezas típicas da paisagem toscana, dando grandes emoções tanto como um vinho de meditação quanto como um vinho combinado com pratos tradicionais da Toscana e, principalmente, Chianti. É um vinho que você pode combinar com cada prato. Para assados ​​e caça, o Chianti Riserva é melhor, enquanto a versão mais jovem, fresca e perfumada é preferível em combinação com pratos de massa cozida, carnes grelhadas e queijos frescos.

CHIANTI CLASSICO GRAN SELEZIONE POGGIO AL MANDORLI

E o “recém criado” Chianti Classico Gran Selezione. O Gran Selezione deve ser produzido com uvas de um único vinhedo ou uma seleção das melhores uvas da propriedade. A maturação mínima é de 30 meses em carvalho e depois um afinamento de 3 meses em garrafa. O mesmo exalta as características da Sangiovese, em um conjunto importante de estrutura, que graças à maturação e afinamento atinge equilíbrio e harmonia superiores, profundidade gustativa e grande complexidade aromática. Na boca é um vinho que reune uma grandeza de fruta com extensas nuances típicas do potencial de evolução da Sangiovese. Harmoniza bem com pratos de carnes cozidas, uma boa bisteca fiorentina e queijos frescos e curados.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco:  pelo telefone: (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948 /

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOlqCJiqX7S91zCx059GRCA

Loja Virtual: https://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s