DESCOBRINDO A ITÁLIA – VINHOS DA UMBRIA

UMBRIA

Localizada na parte central da Itália, a Umbria faz fronteira com outra área vinícola muito prestigiada, a Toscana. Com terrenos colinosos, o clima da região é ameno e ensolarado, com invernos brandos, verões quentes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Esse conjunto de características proporciona condições excelentes para que as uvas alcancem o tempo ideal de amadurecimento.

A paisagem é constituída por cerca de 70% de colinas e os 30% restantes, de montanhas. Os solos da Umbria são variados, contendo desde areia e argila até resíduos vulcânicos e pedras, o que faz necessário um rigoroso estudo e cuidados especiais para a produção de vinhos de alta qualidade.

O vinho da Úmbria é um excelente exemplo de crescimento qualitativo na produção regional de vinho, refletindo a vivacidade e o impulso inovador dos principais produtores dessa região vinícola. As forças motrizes da viticultura da Úmbria são representadas pelas áreas de Orvieto e Montefalco, que são um ponto de referência para a produção de vinhos brancos e tintos da Úmbria.

VINHOS BRANCOS DA UMBRIA

Umbria “bianchista” é conhecida pelo seu vinho Orvieto DOC. Principalmente obtido a partir das uvas toscana Trebbiano (aqui também chamadas de “Procanico”) e Grechetto, o Orvieto DOC é o que geralmente é referido quando se fala de Grechetto da Umbria. É produzido entre as províncias de Terni e Viterbo e, graças ao seu sabor delicado, agradável e agradavelmente seco, este vinho combina bem com crustáceos e moluscos, além de entradas com carnes curadas. A uva Grechetto nativa também contribui para a produção de outros brancos, como o Grechetto Todi DOC e o Grechetto dei Colli Martani DOC, sempre dando excelentes expressões locais caracterizadas por aromas de amêndoa e noz, um fundo de notas minerais e frutas brancas, além de baunilha se envelhecido em madeira e não em aço. Na boca, esses vinhos são bastante encorpados, decididamente salgados e com boa acidez.

VINHOS TINTOS DA UMBRIA

O mais famoso vinho da Úmbria é um tinto: Sagrantino di Montefalco DOCG. A variedade e a área de produção da uva são descritas diretamente a partir do nome do próprio vinho, que é a uva Sagrantino da área de Montefalco, produzida na província de Perugia. É, portanto, completamente produzido a partir de uvas autóctones, com uma pele espessa e um sabor intenso, adequado para a produção de vinhos envelhecidos. Vale citar que  é A UVA QUE POSSUI MAIS TANINOS. É sem dúvida um vinho tinto poderoso, concentrado e de longa guarda.

Sagrantino di Montefalco Pozzo del Curato

O Sagrantino de Montefalco, em sua versão seca, é um vinho tinto italiano com um leve aroma de pétalas de violeta. O aroma é pungente e penetrante, mas também encantador pelo seu aroma intenso e particular, onde você pode detectar também a amora, framboesa, especiarias, baunilha, ervas aromáticas, com um toque de tabaco e chocolate. Teor alcoólico mínimo de 14%, a serem servidos em temperatura ambiente, de 17 a 20 ° centígrados, não mais. Na boca é muito, muito potente mas harmônico com o final frutado com amora, frutos vermelhos, leve tostado e especiarias. É excelente para sopas e carnes leves, embora seu caráter encorpado seja tipicamente associado a carnes assadas, caça e queijos picantes.

Não podemos esquecer do Rosso di Montefalco DOC que é um vinho tinto estruturado, com um ótimo caráter e alto nível de qualidade. É produzido na região da Úmbria, mais precisamente no sul da província de Perugia. O Rosso di Montefalco pode ser produzido com outras uvas que podem ser adicionadas aos Sangiovese e Sagrantino como base para um máximo de 20%. Todas as outras uvas, como a Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot…, devem ser absolutamente locais e de uma variedade diferente (desde que tenham uvas vermelhas).

Rosso di Montefalco Le Grazie

As uvas utilizadas para a produção do Rosso di Montefalco são, no mínimo, três. A uva principal é com certeza a Sangiovese que atinge uma porcentagem entre os 60 e 70%. Sagrantino entre 15 – 20% e todas as outras uvas, como a Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, devem ser absolutamente locais e de uma variedade diferente (desde que sejam uvas tintas). O DOC Montefalco Rosso deve ser envelhecido pelo menos 18 meses a partir de 1º de novembro do ano de produção. Diferentes períodos de envelhecimento fornecem tipologias diferentes, como o Riserva, que precisa de 30 meses de envelhecimento, dos quais 12 em barris de madeira. O DOC Montefalco Rosso tem aromas muito intensos e marcantes. É notável por sua manutenção de sua peculiaridade, mesmo após muitas horas de decantação. O sabor deste vinho da Úmbria aquece e balança o provador e é seco – com uma estrutura intensa mas aveludado na boca.

Outro vinho tinto conhecido da região da Úmbria é o DOCG Torgiano Rosso Riserva, originário da região de Perugia. Foi o primeiro vinho na Umbria a obter o DOCG e hoje poderia ser definido para todos os efeitos como um “Superumbriano”, que não tem nada a invejar aos grandes vinhos tintos da Toscana próxima. O nome “Torgiano” deriva de “Torre di Giano”, que é a torre que permanece como um símbolo antigo de um castelo medieval, que ainda domina a vila homônima de Torgiano. Produzida principalmente uvas Sangiovese, também é indicada em combinação com caça, aves nobres, carnes vermelhas e queijos duros envelhecidos. Um vinho de cor vermelho rubi brilhante e harmonioso, que atinge maior complexidade com o envelhecimento.

Outros vinhos notáveis ​​da Úmbria são produzidos (e também levam o nome) na área de Assis, no Colli del Trasimeno e nas colinas Altotiberini. Outros vinhos DOC desta região são o Colli della Sabina, o Colli Martani e o Colli Perugini.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco:  pelo telefone: (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948 /

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOlqCJiqX7S91zCx059GRCA

Loja Virtual: https://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s