VINHOS TÂNICOS x VINHOS POUCO TÂNICOS

Os taninos são predominantemente polifenóis solúveis em água presentes na casca da uva, no caule e nas sementes de uva e ao nível gustativo são percebidos como uma sensação adstringente que caracteriza o vinho, que, ao depender do paladar, pode ser considerado mais ou menos agradável.

Essa percepção “vinculante”, que lembra a mordida de uma banana verde, é típica dos vinhos tintos. Entretanto, nem todo mundo gosta e muitas vezes preferimos evitá-lo, optando por vinhos menos tânicos, porque simplesmente não gostamos do efeito amargo e “adstringente” na boca. Então, quais vinhos escolher?

Aqui está uma lista de vinhos tintos com baixo teor de tanino, em comparação com outros tintos considerados mais tânicos.

VINHOS TINTOS TÂNICOS

Nebbiolo

Uvas piemontesas que dão origem ao famoso Barolo. Uma profusão de frutas vermelhas quentes e pungentes, como morango, com uma nota de pimenta branca, violeta e vegetação rasteira. O tanino é poderoso, quase mal-humorado, com uma estrutura imponente e vigorosa.

Rosso Toscano Le Merlaie – Sangiovese

Sangiovese

Muito comum entre Romagna e Toscana. Nas versões puras da Romagna, exprime um aroma típico de violetas e frutos vermelhos, transformando o palato num interessante nervosismo ácido, apoiado por uma boa rugosidade do fundo tânico. As uvas Sangiovese cultivadas na região de Chianti apresentam, na maioria das vezes, bagos pequenos e pele fina, enquanto as de Brunello di Montalcino apresentam tamanho maior e casca mais grossa. Um vinho Sangiovese de boa qualidade é notoriamente um vinho de elevada acidez, taninos firmes, muito equilibrado, e com final elegante. Os sabores mais marcantes costumam ser cerejas, ameixas e morangos, mas há um caráter também herbáceo e rústico muitas vezes associado a esses vinhos.

Sagrantino di Montefalco Pozzo del Curato

Sagrantino

A Sagrantino, é uma típica videira da Umbria, generalizada na área de Montefalco. Devo citar que é A UVA MAIS TÂNICA EXISTENTE. Apresenta amoras, cerejas pretas, especiarias, couro, tabaco, chocolate… pois essa o vinho elaborado com a Sagrantino deve ser submetido a um bom período de refinamento em carvalho no sentido de “amaciar” sua tanicidade. Na boca é seco e muito, muito, muito, muito encorpado, com um alto teor alcoólico e largo final.

Tintilia

Variedade de uva autóctone de Molise na qual é geralmente possível reconhecer notas de ameixas, cerejas pretas, alcaçuz e pimenta preta, amarrados em uma intensa textura tânica de bom teor alcoólico.

Primitivo

Videira famosa do sul Itália, cultivada, principalmente, na região de Salento de onde provém seus melhores vinhos. O termo “Primitivo”, nome desta uva, está relacionado ao tempo de colheita. Ela é uma casta que amadurece precoce, em meados de agosto, antes de outras uvas tintas. Geralmente, apresenta aromas de pimenta preta e alcaçuz, acompanhadas de frutas negras . O sabor é muito cheio, taninos robustos mas equilibrados, com sabor frutado e acidez média.

VINHOS TINTOS POUCO TÂNICOS

Cabernet Franc

Se você gosta de Cabernet, este é talvez o menos tânico dos Cabernets, mas não sem uma essência tânica amarga. Cabernet Franc geralmente tem aromas de frutas vermelhas e na Itália, por exemplo, os vinhos são menos adstringentes do que as produções francesas

Ciliegiolo

Uma uva vermelha italiana muito rara, usada na Toscana, especialmente em Chianti, Scansano e Maremma, e frequentemente combinada com Sangiovese. Sugestões claras de cereja e ligeiramente picante.

Obs: já falamos sobre essa uva em postagem anterior.

Frappato

No nariz estão os aromas de cereja preta e cereja marasca com notas de pequenas frutas vermelhas selvagens que se misturam em especiarias doces. Na boca é gracioso, taninos suaves e um sabor fresco e leve.

Gamay

Se os taninos são leves, os aromas são muito mais intensos e lembram aromas de cerejas frescas, com leves notas florais  e tuti-fruti no final. Seco e com médio corpo.

Lambrusco

Uma das mais antigas uvas italianas. A categoria inclui um grupo de variedades de uvas Emilia-Romagna que dão vida a vinhos tintos espumantes e frutados. O Lambrusco Grasparossa é provavelmente mais tânico do que o Lambrusco di Sorbara (mais valorizada), mas em geral são sempre vinhos com baixo teor alcoólico e muito fáceis de beber. Resumindo, ao nariz apresenta aromas cerejas ácidas, frutinhas vermelhas silvestres, toque de violeta e contornos minerais. Na boca é elegante, com taninos muito sedosos e prazeroso final.

Pinot Nero

Uma videira internacional amada pelos amantes do vinho, com aromas de frutas vermelhas, muitas vezes envelhecida em madeira para adicionar notas de baunilha picantes doces. De uma forma geral, apresenta ao nariz aromas de cerejas ácidas, frutinhas vermelhas silvestres, toque de violeta e contornos minerais. Na boca é elegante, com taninos muito sedosos e prazeroso final.

Merlot

Este tinto, certamente, o mais delicioso e redondo entre as castas francesas cultivadas na Itália. Buquê muito frutado com geleia, frutas cristalizadas e algumas especiarias que muito raramente pode apresentar notas amargas. Na boca apresenta um textura suave e sabor rico, com acidez média, bom corpo e taninos macios.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco:  pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s