CONHECENDO O VINHO – 6 ERROS QUE NÃO DEVEM SER COMETIDOS NUMA DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Primitivo del Salento Tacco Barocco

Ao degustar um vinho, pode ser que pequenos erros sejam cometidos interferindo em nosso julgamento. Normalmente, os profissionais de degustação sempre têm alguns truques. Truques esses, que os “entusiastas podem não saber”.

Então, vamos ver alguma pequena astúcia para evitar números ruins, ficar à vontade se eles convidam você para uma degustação entre os profissionais ou simplesmente se você quiser aprender a saborear um vinho como um verdadeiro conhecedor.

1) EVITAR AMBIENTES COM FORTES ODORES

O ambiente deve ser arejado, espaçoso e não deve haver “fontes odoríferas” que interfiram com os seus sentidos. Por exemplo, quando estamos num local com carnes frias pode comprometer a capacidade de julgar.

2) SEM PERFUMES

Evite perfumes, não use roupas lavadas com detergentes que deixam aromas notáveis ​​em suas roupas e não engraxe seus sapatos antes de uma degustação de vinhos. Quando degusta-se um vinho, os fortes aromas do “ambiente” podem interferir com o sentido do olfato, alternando com a percepção dos aromas do vinho.

3) RESFRIADO OU FUMANTE? NÃO DEVE DEGUSTAR

Nunca prove um vinho se estiver resfriado, cansado, eufórico, mas também … particularmente triste. Pode parecer bobo, mas há pesquisas que mostram como a avaliação sensorial de um vinho pode mudar drasticamente com base no estado psicofísico em que se encontra. Além disso, se você é um fumante, você deve evitar fumar por algumas horas, mesmo que seu paladar seja sempre menos confiável do que aqueles que não fumam.

4) NÃO COMA DEMASIADAMENTE

Sua capacidade de avaliar é comprometida mesmo depois de uma grande refeição. É sempre melhor moderar na alimentação – pão e água são ideais para limpar as papilas: a receptividade das suas papilas será muito mais sensível.

5) NÃO COMA ALIMENTOS DE SABORES FORTES E PERSISTENTES

A ingestão de alimentos com sabor forte pode comprometer a degustação de um vinho. É melhor ficar com uma comida pouco saborosa e leve, que não pesa a boca depois de uma mordida. Evite, por exemplo, aipo, alho, cebola, pimentão, erva-doce, laranjas, uma xícara de café pode até inibir a sensibilidade do seu paladar. Melhor é o bom e velho pão.

6) NÃO FAÇA SUA ANÁLISE EM VOZ ALTA

Se você está em uma degustação oficial, não se preocupe com conversas inúteis e, acima de tudo, não cometa o sério erro de analisar um vinho em voz alta. Ninguém quer ser condicionado pelo seu julgamento, você levará alguns minutos para alienar a todos e ser rotulado como um “novato”. Se você não sabe exatamente o que tem no copo, é preferível ficar quieto sem conjeturas extremas. As pessoas do setor descrevem um vinho em poucas palavras e com termos precisos. Se você não tem esse domínio, ouvir é a melhor coisa.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco:  pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s