CONHECENDO O VINHO – QUAL A INFLUÊNCIA DO SOLO NO VINHO?

Muitas vezes se perguntam quais são as melhores terras para o cultivo de vinhas e, acima de tudo, qual a relação entre o vinhedo e o solo. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem: “… nossos solos tendem a ser arenosos com porcentagens de arenito, marga e base de argila …”. Mas o que diabos isso significa? Nós tentamos simplificar tudo para nós “meros mortais”.

Vamos começar dizendo que antes de plantar um vinhedo, precisamos saber que tipo de solo estamos enfrentando para entender, então, quais variedades usar.

Sangiovese ou Nero d’Avola, por exemplo, têm necessidades diferentes em termos de solo e clima. Ambos os vinhos mostram aromas diferentes, então podemos dizer que os aromas do vinho vêm do solo? Infelizmente, não há provas suficientes para confirmar com segurança que um solo também pode determinar o aroma do vinho. Para ser claro, você não sentirá cheiro de morangos no vinho se você plantar em um solo argiloso. Certamente, no entanto, o solo pode dar um certo tipo de caráter à estrutura do próprio vinho e em parte ao buquê baseado, é claro, na variedade. Então, vamos tentar simplificar este conceito, tornando-o um pouco mais extremo, examinando os vários tipos de solos. Entretanto, podemos resumir que o solo contribui principalmente com a água e a mineralidade. Em conjunto com o clima, também ajuda a definir a acidez, a qualidade dos taninos, a maturação fenólica e o álcool do vinho.

SOLOS ARENOSOS

Normalmente, dos solos arenosos nascem vinhos perfumados com taninos suaves e cores claras. Solos deste tipo têm excelente drenagem de água e tendem a reter calor, o que é especialmente útil em áreas frias. Um exemplo de solos arenosos pode ser o de Barolo, onde as uvas Nebbiolo dão o melhor de si, dando origem a vinhos perfumados, muito finos com acidez e taninos agradáveis.

SOLOS DE XISTO

A região do Douro, por exemplo, é rica em granito. Mas o maciço de xisto dividido em camadas verticais por baixo da superfície permite que a umidade se infiltre no solo, e ainda oferece espaço para que as raízes se infiltrem mais profundamente em busca de nutrientes. O resultado é um vinho robusto, encorpado, forte.

SOLOS DE ARGILA

CHIANTI CLASSICO

De solos argilosos, por outro lado, você obtém vinhos musculares, ricos em cor. Os solos argilosos podem ter uma tendência insignificante, calcária ou siltosa, ou podem conter outras características que, neste caso, formarão uma peculiaridade da qual a vinha se beneficiará. Exatamente como um solo arenoso não será completamente assim porque também conterá porcentagens de argila. No caso de solos argilosos, um vinho de referência é o Chianti.

SOLOS ALUVIAIS E ARGILOSOS

Há também terras de origem aluvial, solos argilosos que dão vida a vinhos redondos com baixa acidez. Solos que são encontrados em certas áreas montanhosas e nos baixos vales de diferentes áreas da Itália e que podem conter partes de rocha e pedras soltas no solo. O tipo de solo fértil, por outro lado, é composto de partes argilosas, siltosas e arenosas que são menos adequadas ao cultivo de uvas. São solos ricos em húmus, um material orgânico que produz vinhos perfumados e estruturados.

SOLOS MARGOSOS OU CALCÁRIOS

Muitas vezes ouvimos falar de solos marinhos ou calcários. O que isso significa? Nessas terras existem rochas sedimentares ou, no caso das calcáreas, rochas sedimentares com partes de carbonato de cálcio. Partes mais duras compostas de quartzo intercalado e / ou argila sedimentada. Precisamos apenas saber que, neste caso, teremos o tão esperado componente “mineral” e outras nuances para o nariz. Podemos definir desta forma: “serão obtidos vinhos densos e intensos de açúcares, alcoólicos e com baixa acidez”.

FINALIZANDO

Estes são alguns dos principais solos, ou as bases da maioria dos solos. Destas, existem as variações que derivam da mistura dos diferentes tipos. Arenitos argilosos, arenitos, calcários, de fertilidade média com uma prevalência de areia, aluviais com rochas, etc. Todas as variações que a natureza deu ao homem, úteis para caracterizar o próprio vinho. Caráter (e não aroma) é definido na escolha da terra. Como acabamos de antecipar, o vinho não tem cheiro de violetas se você plantar um vinhedo em solos calcários, mas com certeza teremos os perfumes dessa variedade, definidos e finos.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s