CONHECENDO O VINHO – VINHOS BIODINÂMICOS

O que é um vinho biodinâmico?

Primeiro é necessário que o produtor pratique a agricultura biodinâmica em seus vinhedos. Portanto, o correto seria: o que faz um vinhedo ser biodinâmico? Antes disso, o que significa biodinâmico?

O termo “biodinâmico” começou a ser usado nos anos 1920 baseado nos ensinamentos do filósofo austríaco Rudolf Steiner. A biodinâmica tem muito em comum com outras abordagens orgânicas – que enfatizam o uso de esterco e compostos e exclui o uso de produtos químicos artificiais no solo e plantas. Também é uma interação entre o solo, o ser humano e os cosmos (representados pela luz e calor e pelas as estações do ano, aspectos que atuam diretamente no ciclo de vida do terroir – aumentando a vida do vinhedo). Métodos originais de abordagem biodinâmica incluem o tratamento de animais, culturas e do solo como um sistema único. A terra, diferente do que muitos pensam, é um sistema vivo e muito complexo, com suas próprias teias de seres vivos e cadeias alimentares.

No vinhedo biodinâmico, outras espécies de plantas são cultivas junto às parreiras. O conceito é ver a agricultura como um sistema interconectado e parte de um fluxo de energia cósmica. Seu processo segue uma série de preceitos, como respeitar as fases da lua, os produtos utilizados contra pragas são naturais, como camomila, estrume e quartzo, e enterrados nos vinhedos em chifres ou crânios de bois, e não são utilizados tratores e sim cavalos, para não compactar o solo. Vale citar – muitos produtores de vinhos  que adotam a agricultura biodinâmica não praticam este tipo de “magia” e o calendário astronômico pode ser utilizado ou não pelos mesmos (muitos utilizam).

Resumindo, o objetivo é assegurar a saúde do vinhedo e, consequentemente, do ser humano, o que só é possível na busca de uma terra saudável, com vida, fertilizada naturalmente pelos seus próprios ciclos internos e pela sua biomassa. Assim, ocorre uma nutrição da plantas que crescem a partir deste solo e, consequentemente, geraram frutos saudáveis, se a mesmo for manejado corretamente.

Qual é a diferença entre o vinho orgânico e o biodinâmico?

Os vinhos orgânicos são aqueles que vetam a utilização de produtos industriais, como agrotóxicos, conservantes e fertilizantes, tanto no controle no vinhedo, ou seja, na viticultura, quanto na produção do vinho, ou seja, na vinicultura.

Os vinhos biodinâmicos exigem, além das práticas orgânicas, o manejo do vinhedo como um ecossistema. Ele é alimentado com compostos vegetais, animais e minerais, e bichos de todos os tipos e espécies nativas são convidados a passear entre as videiras, fertilizando o solo e podando naturalmente as plantas. Além disso, são estudados com afinco as fases da lua e os ciclos da natureza, para manter o maior respeito possível aos equilíbrios naturais do campo.

Dessa forma, podemos concluir que “todo vinho biodinâmico é orgânico, mas nem todo o vinho orgânico é biodinâmico.”

Certificados Orgânicos e Biodinâmicos

Atualmente, ocorre uma grande redução no uso de substâncias químicas para a produção de uvas. Entretanto, vale lembrar, que a maioria dos produtores ainda fazem uso das mesmas no intuito de viabilizar sua produção. Devido ao crescente mercado (dou destaque a China), muitos não estão preocupados com técnicas biodinâmicas ou orgânicas mas sim em diminuir os custos com a produção e ofertar vinhos mais econômicos sem preocupação com a qualidade dos mesmos.

Muitos produtores que seguem esta linha biodinâmica e orgânica não seguem as determinações impostas pelas certificações, poder adaptar práticas e técnicas de diversas linhas (convencional, orgânico, biodinâmico, natural etc) adaptadas à sua realidade de forma dinâmica. Muitos produtores preferem não ser certificados e pois veem pouco benefício nisso e querem manter a possibilidade de poder usar químicos caso encontrem um problema especifico. E, de certa forma, não estão errados.

Como dica, a melhor maneira de saber o que é o que no mundo do vinho é conhecer ou saber sobre a vinícola que está por trás do vinho. Não são os certificados ou os selos que garantem a integridade do vinho, não. O que garante essa integridade é, sim, são as pessoas por trás daquele vinho. Até por que os melhores e mais reconhecidos produtores dessa linha de vinhos não usam certificado algum!

Viabilidade econômica e preço para o consumidor final

A agricultura orgânica e mais ainda a biodinâmica, são métodos caros (exigem muita mão de obra), dificilmente aplicáveis para produção de vinhos baratos, para atender o grande mercado. Ou seja, a biodinâmica é, de certa forma, elitista. Além disso, são mais viáveis em vinhedos pequenos. Em vinhedos maiores aumentam a margem de erro e de riscos e perdas.

Apesar de mais caros, os vinhos orgânicos e biodinâmicos são bem melhores e expressam com mais ênfase toda a característica do terroir nos quais foram cultivados.

Provem um vinho orgânico ou biodinâmico! Vocês irão gostar!

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s