OUTONO – QUAL O VINHO ESCOLHER?

Depois de um verão quente  com muito espumante e vinhos brancos, o que beber agora que é outono? Normalmente, nesta temporada os vinhos tintos são os mais populares. O desejo de comer algo mais desafiador do que o desejado durante o verão, o outono incentiva o emparelhamento com vinhos tintos e encorpados, estimulando o desejo por vinhos como Montepulciano, Ripasso, Amarone, Barolo, Nero D’Avola e, Brindisi Riserva e Primitivo. Muitos de vocês vão pensar no artigo usual dedicado à “mudança de estação”. Por outro lado, neste período, todos falam sobre os vinhos tintos, pois com o final do verão, o protagonismo dos espumantes, vinhos brancos e também rosés acabam. Bem, na verdade as coisas são um pouco diferentes.

Na minha opinião, a necessidade de beber vinhos diferentes com base na estação é fisiológica. Como no verão vemos um crescimento no consumo de vinhos brancos frescos e leves, ricos em acidez e bolhas, no outono e no inverno há uma demanda maior por vinhos tintos e encorpados. O que faz a diferença é o desejo de comer coisas diferentes. Numa época mais fria, nosso corpo requer mais alimentos ricos em proteínas, carboidratos e “gorduras”. Os temperos mudam e passamos do tomate e manjericão, só para dar um exemplo, para, por exemplo, um ragu picante de carne. O primeiro resfriado é um estímulo para tudo isso, para o desejo de algo quente e reconfortante, algo que aquece a alma. Talvez seja uma sensação de segurança que no outono, tendemos a consumir alimentos quentes e calóricos e vinhos encorpados. É importante, no entanto, para nós amantes do bom consumo e boa companhia, dar passos intermediários. Para ser claro, vá de um fresco vinho rosé Cerasuelo D´Abruzzo ou um branco Pinot Grigio que você bebeu primeiro sob um guarda-sol para um denso, delicioso e desafiador Amarone para entrar no clima do outono.

Montefalco Rosso Le Grazie – um excelente Super-umbro

Como exemplo, em algumas tradições espanholas, onde a “paella” é baseada em peixe, costuma harmoniza-se bem com importantes vinhos tintos. Pensando em vinhos italianos, poderíamos fazer esta harmonização com um Chianti ou um Montefalco Rosso (tendo como componente principal a sangiovese), tanto que muitos admiradores deste prato típico da culinária espanhola os preferem porque satisfazem mais de um vinho branco.

Rosso Toscano Le Grazie Sangiovese

VINHOS TINTOS PARA O OUTONO

Então, para aguardamos a retomada do crescimento do nosso país (vale um toque de humor), sugiro que você primeiro prossiga com vinhos tintos, mas leves. Melhor um Sangiovese, um Pinot Nero ou um Syrah siciliano. Vinhos não muito exigentes mas muito reconfortantes. Não negligencie um Nebbiolo. Um bom Nebbiolo, por exemplo, pode certamente ser uma boa alternativa. Os aromas de morangos e frutas vermelhas, o toque às vezes balsâmico, o acento de ervas aromáticas e as nuances de frutas cítricas, especialmente se for um Nebbiolo da região de Monforte D´Alba, certamente podem ajudar a alegrar seu outono. Harmonize-o com castanhas e outras frutas secas, um produto sazonal encontrado em bons empórios e supermercados. O bom vinho é um estimulante natural, mas lembre-se sempre de beber com moderação.

VINHOS ESPUMANTES PARA O OUTONO

Finalmente, vamos esclarecer que, mesmo no outono, você pode beber espumantes, pois não há época certa para os vinhos espumantes. A toda velocidade, então, com o Prosecco, Asti e outros espumantes elaborados com o Método Martinotti ou Clássico. Sugerimos alguns tipos de vinho para que tudo seja mais fácil.

Em nossa loja de vinhos on-line www.vines.com.br, você encontrará todos os estimulantes “naturais”, ou melhor, os melhores vinhos para este outono e demais estações do ano.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s