CONHECENDO O VINHO – QUAL A INFLUÊNCIA DO CARVALHO NO VINHO?

Quando falamos de vinho, muitas vezes também mencionamos os barris que o contêm e, consequentemente, o tipo de barrica em si, pois isso reflete no resultado final do vinho. Essa matéria é, apenas, uma síntese sobre este tema mas muito interessante.

Barrica

A história do barrique nos leva de volta à Europa, onde foi usada como ferramenta de transporte, porque se entendeu que nessas condições o vinho resistia melhor ao estresse da viagem. Entrando nas caves muitos de vocês terão visto esses pequenos barris que contêm cerca de 225 litros de vinho. Seu perfume, especialmente se impregnado com vinho, enche o ar com aromas picantes muito agradáveis.

Hoje, o propósito da barrica não é mais apenas conter o vinho, mas dar ao próprio vinho características particulares. Primeiro de tudo os aromas; segue então uma estrutura maior para um final de todo o encanto. A escolha da barrica e o tempo correto de refinamento é capaz de encantar o nariz é paladar.

Geralmente, qual tipo de madeira é utilizado para elaboração das barricas? Deixo claro que outras madeiras podem ser utilizadas na produção de barris, como cerejeira, nogueira, castanheiro, pinheiro… Entretanto, o mais comum é:

Carvalho

Essa é uma árvore abundante nas florestas da Europa, sua madeira é leve e ao mesmo tempo resistente, é maleável, é estanque… A madeira de carvalho usada faz a diferença exatamente como a torrefação, a espessura das varas e a permanência do vinho dentro dela. Existem diferentes tipos de carvalhos, mas geralmente os dois mais utilizados são os de carvalho americano e francês.

1) Carvalho americano – Quercus alba

Carvalho americano, por outro lado, é conhecido por produzir especiarias poderosas para o vinho. Quanto ao preço, é muito mais barato que o carvalho francês. Fornece ao vinho aromas de coco, chocolate amargo e muita baunilha, é utilizado, também, na Espanha, na Austrália e, principalmente, no Chile e Argentina. De granulação espaçada, seria de se esperar que esses fossem barris porosos, mas de fato não são, são muito estanques, permitindo menor oxigenação, e, portanto, um desenvolvimento mais lento do vinho. Neste caso, a sensação no vinho é provável que seja esmagadora se cuidados especiais não forem tomados na adega.

2) Carvalho francês

A França é o maior produtor de barris de carvalho da Europa. O carvalho francês dá ao vinho uma fragrância particular. A peculiaridade deste tipo de madeira é a delicadeza picante que infunde lentamente o vinho. Em geral são aromas mais elegantes. Quais são as espécies de carvalho mais predominantes nas barricas francesas:

Quercus robur – espécie de carvalho mais predominante em seus barris, de granulação espaçada, capaz de produzir barricas mais porosas, que permitem maior oxigenação e fornecem toques de café, manteiga, baunilha, pimenta, cedro, cravo e outras especiarias, dependendo da localização da floresta.

Quercus sessiliflora – menos comum, com granulação apertada, que produz barris mais estanques que transmitem menos estrutura ao vinho mas é muito rico em substâncias aromáticas. Portanto, em tese, seria o ideal para o refinamento do mesmo.

O preço das barricas de carvalho francês varia de acordo com a origem do mesmo, em particular da floresta de origem:

– A floresta de Limousin fornece um carvalho mais poroso, menos aromático e com maior quantidade de taninos.

– A floresta de Tronçais, parte de Allier, fornece o melhor carvalho para vinhos. Sua granulosidade extremamente fina aliada a aromas sutis, são fatores que colocam este carvalho entre os melhores da França, e são extremamente disputados. Dessa forma, são os mais caros e mais disputados.

3) Carvalho da Eslovênia

Este país também é produtor de barris de carvalho, geralmente com as mesmas espécies utilizadas na França.

Qual tipo de vinho pode ser refinado em barricas?

Outro fator importante é o tipo de vinho que é envelhecido em barricas. Uma coisa é colocar um Cabernet Sauvignon e outro é refinar um Pinot noir e por que não um vinho branco? É importante envelhecer o vinho que tenha capacidade de “suportar” a madeira. Os aromas e sabores resultantes deste tipo de envelhecimento nunca devem dominar o fruto do vinho, mas ser apenas um enriquecimento do mesmo. Em resumo, deve haver equilíbrio entre a fruta e a madeira.

Como ocorre o refinamento em barricas?

O que acontece quando um vinho é envelhecido em barricas de carvalho? A barrica (a depender do tipo de madeira e sua origem) tende a dar o vinho aromas de especiarias, de fumado com particular ênfase em tons de baunilha. A lenta troca de oxigénio que ocorre durante esta fase de refinamento torna possível obter um vinho menos ou mais adstringente, baseado obviamente no tipo de vinho e torrefação da barrica (mais tostada ou menos tostada), bem como no tipo de carvalho utilizado. A habilidade e o senso comum daqueles que estão na vinícola são usados ​​precisamente para dosar essa associação. A relação entre o vinho e a madeira é uma união milenar que se consuma desde os primórdios do tempo e continua até hoje na escuridão silenciosa das caves.

Numa próxima postagem, falaremos sobre uma técnica enológica usada para disfarçar os vinhos e seus defeitos com um custo baixíssimo – chips!

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s