CONHECENDO O VINHO – COMO É PRODUZIDO UM VINHO BRANCO?

Para este verão a dica é um excelente vinho branco. Entretanto, você sabe como se produz um vinho branco?

Para muitos, não será uma revelação, na verdade pode parecer óbvia, mas temos certeza de que talvez nem todos saibam que você pode obter vinho branco de uvas brancas e vermelhas e que a principal diferença entre o vermelho e o branco está no método de preparação. .

Em essência, para produzir vinho branco, o mosto extraído dos cachos é deixado para fermentar sem a adição das peles (a chamada “vinificação branca”), enquanto as peles também são usadas quando o fermento é vinho tinto ou rosé. De fato, as peles determinam a cor do vinho com base no tempo de maceração e fermentação em contato com a polpa.

O processo de vinificação do vinho branco é geralmente mais simples que o vermelho, embora às vezes possa variar de acordo com as técnicas utilizadas na Vinícola.

Fase 1: Colheita, prensagem e decantação das uvas

Depois de colhidos, os cachos são limpos do caule (sem haste) e cuidadosamente pressionados para coletar todo o suco em cubas de aço, prontos para fermentação sem peles. O mosto é decantado ou filtrado, para eliminar partes sólidas, como sementes de uva, de modo a obter um líquido o mais claro possível.

Fase 2: Fermentação alcoólica do mosto

A fermentação alcoólica é um processo químico que começa quando o açúcar contido nas uvas se transforma naturalmente em álcool e dióxido de carbono devido às leveduras naturais presentes na uva (ou selecionadas pelo produtor).

A fermentação de um vinho branco não prevêem a utilização das peles e, geralmente, tem lugar a uma temperatura mais baixa em comparação com a de um vinho tinto, utilizando tanques de aço inoxidável ou cascos de madeira (tal como para alguns dos estilos de Chardonnay, em que o vinho obtido será carregado com aromas amadeirados obtidos dos barris).

Fase 3: Filtração e estabilização do vinho

Ao contrário dos vinhos tintos, no processo de vinificação, os vinhos brancos não sofrem uma fermentação malolática, ou seja, a fermentação natural em que o ácido málico é transformado em ácido láctico, reduzindo a acidez do vinho e favorecendo a sensação de doçura. Uma vez que a acidez de uma característica peculiar dos vinhos brancos, o  vinho branco obtido é submetido a uma filtração, para remover quaisquer resíduos de levedura que iria ativar tais fermentação, resultando na estabilização do vinho, nomeadamente através de um arrefecimento (resfriamento) do mosto a temperaturas muito baixas durante alguns dias.

Fase 4: Maturação e engarrafamento

Vinhos brancos geralmente amadurecem em recipientes inertes de aço ou cimento, de tal forma que as características organolépticas não são alteradas. No caso em que os barris de madeira são utilizados, de fato, este material influencia necessariamente o sabor do vinho, adicionando aromas e complexidade em detrimento da frescura e acidez, devido à torrefacção da madeira e ao tempo de permanência no recipiente.

No final da refinação, o vinho branco obtido é filtrado e clarificado, pronto para o engarrafamento. Ele permanecerá em repouso no porão alguns meses antes de estar pronto para venda e consumo.

O mosto, já livre de grainhas e películas, passa por um equipamento de frio onde é arrefecido (resfriado), sendo depois armazenado numa cuba isotérmica. Essa cuba minimiza a transferências de calor  para que se dê a sedimentação dos sólidos em suspensão (borras grossas).

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br  ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s