DESCOBRINDO A ITÁLIA – VINHO BAROLO

BLOG - DESCOBRINDO A ITÁLIA - BAROLO

O Barolo é um vinho produzido no noroeste da Itália, Província de Cuneo, região do Piemonte e sob DOCG ou “Denominação de Origem Controlada e Garantida”. Barolo, Monforte D´Alba e Castiglione Falletto são consideradas, juntas, o coração deste vinho. O nome Barolo está ligado a última marquesa de Barolo, Juliette Colbert di Maulévrier, que contratou um enólogo francês, Louis Oudart, para ajudar os viticultores locais a melhorarem suas técnicas. Antes, Barolo era doce – como boa parte dos vinhos célebres da época –, então ele transformou-o em uma bebida seca, no estilo de Bordeaux. Como a Borgonha Francesa, “cada pedacinho” ou Cru dessas diferentes regiões, produz um tipo diferente de Barolo devido a diferença da composição de solo, altitude e, às vezes, aos diferentes clones da Nebbiolo. Isso é o que mais encanta no Piemonte. É como se existissem vários países dentro de uma única região.

CRUS DE BAROLO

Quando jornalistas, seguidores de Luigi Veronelli (um incansável defensor do conceito de Cru), identificaram as aspirações de uma nova geração determinada a parar de entregar uvas para fazer e vender seus próprios vinhos: aqueles que possuíam um vinhedo em uma das históricas Crus , imediatamente entendeu a importância de poder reivindicar aquela origem privilegiada no rótulo e que daria a seus vinhos um valor comercial mais alto. Pode não ser politicamente correto sublinhar, mas foi precisamente a descoberta de que um Barolo Single Cru publicamente reconhecido justificou um preço mais elevado que acelerou esta mudança de direção: desde então as muitas vinhas de excelência, nas 11 áreas municipais onde esta vinho é produzido, foram descobertos.

Existem dois Crus muito grandes que invadiram a área municipal de Barolo, Brunate e Bussia, mas pertencem a outro município: o primeiro a La Morra , onde Roberto Voerzio produz seu Barolo Brunate, muito procurado em leilão, enquanto o Este último é um dos orgulhos de Monforte d’Alba, onde estão os Aldo Conterno Estates, cujo Barolo Gran Bussia recebe regularmente os maiores preços em leilão. Não podemos deixar de citar  outro vinho que recebe altíssimos preços em leilões e iniciou sua produção a partir de uvas cultivadas na área de Monforte – Barolo Monfortino. No entanto, desde 1974 tornou-se um Cru composto por vinhas pertencentes a um “outro braço” da família Conterno, a Cascina Francia em Serralunga d’Alba.

O BAROLO

O Barolo geralmente é descrito como um vinho tinto robusto, encorpado, rico em acidez e persistente. Devido a sua textura e ao seu alto teor de taninos, é um vinho “mastigável”. O mesmo deve ter pelo menos 38 meses de envelhecimento, 18 deles em carvalho, antes de deixar a vinícola. No caso de um Barolo Riserva, são necessários, no mínimo, 62 meses de envelhecimento total, 18 desses meses em carvalho. Sua gradação alcoólica gira em torno dos 13%.

BAROLO GRAN BUSSIA

O Barolo Gran Bussia Moscone provém de um dos Crus mais nobres do Piemonte. Antigo fornecedor do Aldo Conterno, este produtor possui 18 há em Monforte D´Alba incluindo 4 ha no prestigiado Gran Cru Bussia (de onde provém um dos três melhores Barolos do Piemonte), o coração do Barolo por excelência. Vinificação e envelhecimento ocorrem em duas casas típicas do Langhe, onde ocorre a combinação de inovação e tradição. A exclusiva elegância e carácter dos vinhos MOSCONE vem de séculos de conhecimento hábil técnicas de vinificação e as mais novas instalações da adega. Esta opinião é corroborada pela perícia do Dr. Donato Lanati, um dos melhores enólogos da Itália (ou o melhor, segundo críticos internacionais) e professor de Tecnologia da Enologia da Universidade de Turim e fundador do centro de pesquisa distinto chamado “Enosis Meraviglia”. Este é um barolo impressionante apesar de sua juventude. Os sabores vibrantes sugerem frutas negras como cerejas e ameixas. Além disso, envolventes notas balsâmicas, rosas, pimenta preta, alcaçuz, trufas, tabaco e ervas. A sensação na boca é fantástica, bastante austera mas nunca dominadora, e envolvente. Donato Lanati conseguiu encontrar muita doçura e bom amadurecimento na fruta. Este vinho tem um longo acabamento e deve envelhecer nos próximos 25 anos. HARMONIZAÇÃO: com carnes vermelhas como javali ou cordeiro e risoto al Barolo revesdo com fondue de queijo e trufas. É excelente, com chocolate amargo! OBS: Não harmonize o Barolo com pratos leves pois taninos vão ficar mais acentuados e aquele “gosto de boca seca” irá aparecer .

VINHO DOS REIS

“Diz a história que o Barolo divide, com o húngaro Tokaji, a fama de ser ´o rei dos vinhos, e o vinho dos reis´. No caso do Tokaji, quem disse isso foi Luís XIV. No caso do Barolo, foi Voltaire. Quem tem razão? Só Baco sabe.”

Os  aromas e notas únicas e intensas proporcionarão uma experiência inesquecível e farão que mesmo os dias mais casuais se transformarem em ocasiões especiais.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br  ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s