DESCOBRINDO A ITÁLIA – BRUNELLO DI MONTALCINO

BLOG - DESCOBRINDO A ITÁLIA - BRUNELLO DI MONTALCINOBRUNELLO DI MONTALCINO

A Toscana tem tradição milenar na produção de vinhos e também tem muitas estrelas além dos Brunello di Montalcino. Ainda de Montalcino há outro tinto denominado Rosso di Montalcino, que pode ser considerado um “baby brunello” quando produzidos por bons produtores – não todos.

É curioso, mas Brunello di Montalcino, um dos mais famosos vinhos da Itália, é um fenômeno bastante recente na cena vitivinícola mundial. Diferentemente de outras regiões europeias, apesar de o vinho lá também ser produzido há séculos, o prestígio da marca só surgiu dos anos 1980 para cá. Mais do que isso, o conceito do Brunello foi criado apenas em meados do século XIX por Clementi Santi, um dos ancestrais da família Biondi Sant que começou a estudar mais cuidadosamente as variedades de uvas da Toscana e seus clones, assim como as técnicas de vinificação. Entre suas premiadas garrafas mundo afora estava o Vino Scelto (algo como “Vinho Escolhido”), de 1865, feito de um clone de Sangiovese Grosso, conhecido nos arredores de Montalcino como Brunello ou Brunellino, devido à cor escura dos bagos (brune significa marrom em italiano), cujos vinhos apresentavam uma extrema capacidade de guarda. Nos anos seguintes, ele teve enorme sucesso em concursos dentro e fora da Itália. Entretanto, sua DOC foi criada apenas em 1966 e DOCG em 1980.

Estima-se que hoje existam quase 200 produtores de Brunello di Montalcino. Juntos, eles engarrafam quase 6 milhões de litros ao ano. Entretanto, o nome Brunello não pode ser usada em vinhos produzidos em outras regiões, mesmo que sejam produzidos a partir da Sangiovese Grosso.

SANGIOVESE

Existe uma diferença clonal entre o Sangiovese ‘Brunello’ e os outros Sangiovese na Itália. A diferenciação entre o Sangiovese Grosso e o Sangiovese Piccolo, porém, não é considerada importante, não havendo qualquer referência científica. A Sangiovese utilizada em Montalcino é um clone diferente do utilizado em outras áreas vitícolas. A diferença está muito na pele, o clone de Montalcino é muito rico em antocianinas e, portanto, tem uma pele mais grossa. Apesar de existir cerca de 80 clones que produzem vinhos com características diferentes, os clones usados em Montalcino também são usados em outras partes de Itália”.

“CRUS” EM MONTALCINO

Na comuna de Montalcino existem diferentes terroirs que dão origem a diferentes produtos. Dependendo da altitude, do tipo de solo e da exposição, o vinho pode mudar muito e, a partir desses conceitos, temos pouquíssimos dizer que existem pouquíssimos “Crus” em Montalcino. Geralmente o terroir  dessa região apresenta-se dessa forma:

– Norte de Montalcino (área de solo calcário-argiloso, que cria vinhos de cor mais clara, mas de aromas altamente complexos)

– Montalcino (arredores da cidade, local mais alto e que possui o solo mais pobre, gerando vinhos elegantes e longevos, com buquês ricos, alta acidez e boa base de taninos)

– Sudoeste (Sant’Angelo in Colle e Camigliano, a parte mais seca e quente, produzindo vinhos mais escuros, frutados e alcoólicos, que podem ser apreciados na juventude)

– Sudeste (Castelnuovo dell’Abate, que não recebe as brisas marítimas e tem diversas combinações de solos que resultam em enorme complexidade de sabores e aromas, e podem ser degustados jovens).

No entanto, ainda há um clima geral e um terroir que une toda a área da comuna.

O Brunello di Montalcino Valdicava foi o primeiro single Cru (e um dos raríssimos), ou seja, vinhos produzidos com a Sangiovese grosso proveniente de um só vinhedo.

LONGEVIDADE

O Brunello é um vinho encorpado, complexo e alcoólico na medida certa. Como a maioria dos vinhos de renome, a qualidade das safras pode variar, mas sua produção sempre mantém um alto padrão, controlado por lei, sendo preciso adequar-se à legislação DOCG, atendendo a normas, em tese, muito rígidas.

Por isso, para produzir um Brunello di Montalcino à altura de seu renome, é preciso seguir algumas regras:

– ser composto por 100% de uvas Brunello (Sangiovese Grosso);

– as uvas cultivadas devem ter um rendimento máximo de oito toneladas por hectare;

– amadurecer, pelo menos, 50 meses antes de chegar ao mercado. E desse período, ao menos dois anos em barris de carvalho e o restante em garrafa:

OBS: “Riserva”, o tempo mínimo de envelhecimento é 62 meses;

– possuir um teor alcoólico mínimo de 12,5%.

O Brunello destaca-se por sua excelente capacidade de guarda. Segundo enólogos, a longevidade dos Brunello di Montalcino está associada às suas técnicas de produção, que conservam ao máximo o teor de polifenóis das uvas. Alguns dos melhores exemplares podem durar por até 30 anos ou mais, se bem guardados.

VALDICAVA

A propriedade com relação à produção de vinho remonta a 1953, quando foi oferecida a Bramante Abbruzzese a oportunidade de retornar à propriedade em Montalcino, onde seus ancestrais eram meeiros séculos antes. A partir de então, Abbruzzese iniciou a visão da família para cultivar Sangiovese Grosso e eventualmente engarrafar sob o nome de família. Em 1967, Bramante fundou o Consorzio di Brunello. Hoje existem mais de 200 membros do Consorzio e é o único DOCG Consorzio em que todos os cultivadores e produtores desse vinho são membros.

A propriedade Valdicava fica em um plano alto perto de Montalcino. Os vinhos desta área têm como características marcantes um grande equilíbrio entre corpo e perfume. Valdicava é o nome real do vale em que os maiores vinhos de vinhedo único de Brunello são produzidos. No meio deste vale fica a grande vinícola Madonna del Piano, juntamente com a propriedade Valdicava. Montosoli, La Casa e Vigna del Lago são alguns dos outros grandes vinhos produzidos no vale.

Bramante engarrafou seus vinhos sob o rótulo de Valdicava a partir de 1977. Antes disso, os vinhos eram engarrafados sob um rótulo de Consorzio com o nome da família nas garrafas. Em 1987, neto de Bramante, Vincenzo Abbruzzese começou a trabalhar nas vinhas e na adega e, desde então, transformou Valdicava em um dos mais colecionáveis ​​e procurados Vinhos da Toscana atualmente em existência. O seu Rosso di Montalcino Valdicava, por exemplo, é conhecido como um Excelente Brunello di Montalcino – o melhor Rosso di Montalcino já produzido.

O poder de Valdicava é derivado de uma abordagem equilibrada para trabalhar nas vinhas. As safras iniciais (77-85) produziram vinhos de grande intensidade que precisaram de muitos anos na adega para se aproximarem da bebida. Com as safras de 1990 a 1998, os vinhos entraram em uma segunda era que proporcionou um vinho equilibrado, mantendo as características tradicionais de Brunello com a capacidade de envelhecer e a capacidade de beber a curto prazo também. Com 1999 os vinhos entraram em uma terceira transformação. Estes vinhos encontraram o equilíbrio das safras anteriores combinadas com as características tradicionais Brunello, juntamente com um poder único e aroma de fruta. Vincenzo acredita que essa transformação se deve ao longo trabalho nos vinhedos nos últimos 25 anos. Esta harmonia nas vinhas permitiu que estes vinhos alcancem um novo potencial.

Todas as uvas Valdicava são cultivadas organicamente e não são utilizados pesticidas químicos ou fertilizantes nas vinhas. A produção total da propriedade é de apenas 6.000 garrafas. Venha experimentar e deliciar-se com os vinhos Valdicava.

O Brunello di Montalcino Valdicava 2007, segundo James Suckling, obteve 98 Pontos apresentando muitas frutas, com toques de flores, especiarias e ameixas. Vinho com muita Classe. Encorpado e suculento, este Brunello preenche sua boca, com taninos aveludados elegantes e lindos frutos com especiarias no final. Tão maravilhoso e Irresistível . Melhor para beber depois de 2017.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br  ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s