DESCOBRINDO A ITÁLIA – UVA PRIMITIVO

DESCOBRINDO A ITÁLIA - UVA PRIMITIVO

O termo “Primitivo”, nome desta uva, está relacionado ao tempo de colheita. Ela é uma casta que amadurece precoce, em meados de agosto, antes de outras uvas tintas.

Devido ao seu tempo de amadurecimento, esta uva tem grande quantidade de açúcar residual, resultando em vinhos com alto teor alcoólico. Ela é conhecida por produzir vinhos mais robustos e ricos em taninos.

Os primeiros documentos desta extraordinária cúpula datam da segunda metade de 1700, quando um homem da igreja, Don Fancesco Filippo Indelicati, primitivo da igreja de Gioia del Colle, notou que entre muitas trepadeiras que eram usadas para cultivar em suas vinhas, havia um que atingiu a maturidade antes dos outros e deu uma uva particularmente preta, doce e saborosa que poderia ser colhida em agosto. Entretanto, sua história ainda não é confirmada, mas alguns estudiosos acreditam que ela tenha se originado anteriormente. Existem algumas evidências da comercialização de vinhos com esta casta no ano 1400. Também existe outra teoria: a Crljenak kaštelanski, uma antiga variedade da Croácia, da qual as duas descendem.

Na região da Puglia existem cerda de 17.983 ha quantidade que aumentou consideravelmente nos últimos dez anos, em cerca de 40%. A Primitivo tinha registrado anteriormente um período de baixa, devido a algumas normas da União Europeia para desarraigar vinhas.

A Primitivo, não é uma uva de fácil cultivo. O tamanho dos azulados bagos varia muito (geralmente, não são muito grandes), inclusive em um mesmo cacho. Além disso, amadurecem precocemente.  É necessária certa experiência para lidar com o amadurecimento dessa cepa, nessas condições. Sua característica mais problemática é sua tendência a amadurecer muito rapidamente: às vezes um atraso de apenas alguns dias na colheita levará a uvas murchas com uma rápida perda de acidez e sabores frescos. O envelhecimento em barris de carvalho ajuda o Primitivo a obter uma cor estável e, acima de tudo, suaviza os excessivos taninos que por vezes surgem num vinho jovem.

Quais as diferenças entre as castas Primitivo e Zinfandel?

O que muda de uma para outra é o terroir, as características de clima e solo de cada região em que são cultivadas. Por essas influências, um vinho Zinfandel elaborado nos EUA geralmente é muito bem ajustado e balanceado, com taninos marcantes e aromas frutados e na boca e ligeiramente doces. Já um exemplar da Itália (Região da Puglia) tende a ter aromas e sabores que carregam notas de frutas silvestres, especiarias e notas herbáceas. Em geral, estes vinhos são e com teor alcoólico elevado, encorpados e com leve “dulçor” ( vinhos com dulçor não significa vinhos doces mas vinhos secos). Além das características do local onde o vinho é produzido – seu terroir –, podemos dizer que o produtor é extremamente importante para gerar bons vinhos Primitivos.

O que é Primitivo Del Salento?

Primitivo Del Salento é um IGT (Indicazione geografica tipica) de Salento. A região está localizada em Puglia, na Itália. O terroir de Salento é quente e seco, com exceção de áreas mais próximas ao mar.

Salento fica na região mais ao sudeste de Puglia. Ela é conhecida por fazer maiores experimentações com seus vinhos, já que está longe das zonas de crescimento de Puglia. Ela está dividida em três províncias: Taranto, Brindisi e Lecce.

Os vinhos produzidos nesta denominação de origem costumam ter taninos muito presentes, característico da uva Primitivo. Também tem sabor marcante, com notas de frutas vermelhas e negras, coloração intensa e grande complexidade aromática. Além disso, o Conselho Regulador.

Primitivo di Puglia  ou Primitivo Del Salento? O que escolher?

Como dica, é melhor optar por um Primitivo Del Salento pois, como dito, não é uma planta produtiva, e nas melhores áreas de cultivo seu rendimento médio é constantemente inferior aos 9.000 kg de uvas por hectare permitidos pelos regulamentos. Quando falamos em Primitivo di Puglia, não existe esse tipo de regulação.

Sua característica mais problemática é sua tendência a amadurecer muito rapidamente: às vezes um atraso de apenas alguns dias na colheita levará a uvas murchas com uma rápida perda de acidez e sabores frescos.

Exemplo de um Excelente Primitivo Del Salento:

Com videiras plantadas em Alberello, o Primitivo Del Salento Tacco Barocco tem sua colheita no final de Agosto e refina em barricas por 12 – 14 meses. Sua produção de uvas por Há é de 8.000 kg. Assim, temos um vinho com uma Cor vermelha rubi, intensa e densa com um sabor tânico intenso mas equilibrado. No nariz é complexo apresentando aromas de amora, morango e cereja passas que dominam a taça, ganhando notas de chocolates e castanhas conforme o vinho vai se abrindo. No paladar imprime notas picantes espalhando frutas maduras suculentas por toda a boca com notas de chocolate no final mostrando todo o calor da Puglia.

Por que vinhos tendo como base a uva Primitivo estão ganhando o Brasil?

Ela é a uva ideal para o paladar sul-americano, principalmente o brasileiro, que está acostumado com os vinhos frutados e concentrados da América Latina. Frutados, aromáticos com bastante açúcar residual, típico de regiões quentes, os vinhos Primitivo têm sido a escolha óbvia para os apreciadores que estão dando os seus primeiros passos no Velho Mundo do Vinho.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948
Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Não deixe de Participar do nosso Clube de Vinhos: www.clubevines.com.br /                     Clube Vines – Onde Comprar Vinho é Mais Gostoso!

Anúncios

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s